30 setembro 2013

Pedro y Marlene

Boa tarde meus caros leitores, hoje estarei publicando um texto que fiz juntamente com minha amiga Alice, na faculdade de letras na UERJ para uma apresentação na aula de espanhol II, texto este realizado em 2012.1. Este texto terá duas versões, uma em espanhol e outra em português. Espero que gostem e principalmente se divirtam com a leitura. De antemão vos adianto que a tradução não é uma cópia fiel do texto original.

Versión en español:

Un bello casal, Pedro y Marlene, que tenían el sueño de casarse se encontraran en desespero, pues ellos no tenían dinero para las bodas y tampoco para mantener una familia. Pedro tenía un sueño de ser un gran empresario y Marlene de ser una profesora de portugués.
Con el pasar del tiempo Pedro resolvió estudiar en una universidad e investir en su sueño. Marlene también fue estudiar para ser profesora. Con la rutina de los estudios se olvidaran del sueño de las bodas.
Ellos tenían un gran amigo, Pablo, que estaba siempre los ayudando y también estudiaba con Pedro en la U. Todos eran amigos desde de niños. Pablo, incentivaba al Pedro para no dejar su sueño de ser empresario, pero Pedro se preocupaba de como seria su vida si un día tuviese que dejar Marlene para seguir su sueño.
Los años se pasaran Pedro, Marlene y Pablo se formaran en la universidad, y comenzaran a buscar empleo, pero la situación era difícil entonces Pedro tuve la idea de enviar su currículo para fuera del país. Y en una mañana él recibió un correo llamando para trabajar en una empresa en Paris, se quedó muy contente y triste por deja Marlene por un tiempo, pues necesitaba tener estabilidad en su nuevo empleo para después llevar Marlene.
Pedro fue encontrarse con Marlene y contarle toda la historia. Se encontraran en una casa de los tíos de Marlene que se quedaba en el margen del río, lugar que el casal les gustaba mucho.
Cuando Marlene recibió la noticia se desesperó y comenzó a llorar. Pedro con su forma de ser calma, le dijo que había recibido la mejor oportunidad del mundo, que era para ella ponerse muy feliz porque con ese trabajo podrían casarse y tener los hijos que tanto planearon. Él viajaría y después  que tuviera buenas condiciones financieras volvería para buscarla. Marlene le dijo a Pedro que lo importante era su felicidad y que ella estaba llorando de emoción. Los dos novios se abrazaron y sonrieron sentados en el balcón en frente al rio. Las palabras desaparecieron y solo existieron los cambios de miradas, cariños, aprietos de manos y algunos besos en la frente como si fueran solamente amigos. Después de un largo silencio, un toque de celular despierta la pareja de novios. Ellos se asustan, sonríen y Pedro  muy deprisa apaga el celular y dice que ese momento es de ellos y de nadie más. Marlene baja la cabeza y susurra diciendo que un celular no es nada comparado a una frontera que los irá a separar.
Pedro le dice que conoce su dolor y que también está sufriendo, pero las actuales condiciones no le permiten ni para pagar su pasaje, mucho menos para mantenerla. Él se levanta y comienza a convencerla de los motivos de su opción. Pedro dice que Marlene lo conoce desde niño, y que siempre fueron amigos y que ella conoce todos sus sueños.
Él levanta la voz y dice que estar desempleado es como herirle la honra a un hombre y que no tiene dinero para ofrecerle una buena vida a ella. Marlene lo interrumpe  y le dice que lo entiende perfectamente y que va a esperarlo el tiempo que sea necesario. Los dos se besan enamoradamente. Marlene vuelve para su casa con el mismo barquero, sin embargo, ahora paga su servicio con un poco de dinero que Pedro le dio.
Pedro y Marlene se encuentran todos los días hasta la fiesta de despedida de él, todos sus parientes y amigos, incluso Pablo, estaban presentes en su fiesta. Pedro pidió a Marlene que lleve todos sus bienes y  quedarse en su casa.
Cuando Marlene llegó a la fiesta se maravilló con la formalidad, pero pensó que la ocasión pidiese esto.  Ella entró en la fiesta, comenzó a tocar la marcha nupcial y Pedro la esperaba en el altar, lloró como una niña, corrió hasta su amado.
Después de la ceremonia, Pedro habló a ella todo lo que ocurrió cuando se fue de su casa en aquél mañana que tenía recibido la noticia de su nuevo empleo. Habló que su teléfono sonó y era la empresa que entró en contacto para hablar se recibió el correo y pasó unas cuantas reglas y beneficios. Las reglas eran: Todo oficial que tiene un alto cargo debe ser casado; la empresa paga el pasaje aéreo y de su esposa más habitación.
Él se quedó muy contente y planeo toda la sorpresa.
Hoy viven en Paris, tiene dos hijos, un chico y una chica. Pedro es orientador y tiene 2% de las acciones de la empresa, Marlene es una buena esposa, madre, ama de casa y también es profesora de portugués para extranjero y así viven una vida con mucho amor y realizaciones.



Versão em Português:

Um belo casal, Pedro e Marlene, que tinham o sonho de se casarem se encontraram em desespero, pois eles não tinham dinheiro para se casarem e nem para manter uma família. Pedro tinha um sonho de ser um grande empresário e Marlene de ser professora de português.
Com o passar do tempo Pedro resolveu fazer faculdade e investir no seu sonho e Marlene fez o mesmo, foi fazer faculdade de letras, com a rotina dos estudos os dois adiaram o sonho de se casarem.
Eles tinham um amigo, Pablo, que estava com eles em todos os momentos e também estudava com Pedro na faculdade. Todos eram amigos desde a infância. Pablo nunca deixou que Pedro desistisse do seu grande sonho, mas Pedro se preocupava com o fato de que se em algum dia tivesse que deixar Marlene para seguir o seu sonho.
Os anos se passaram Pedro, Marlene e Pablo se formaram e começaram a buscar por emprego, mas as coisas estavam muito difíceis então Pedro resolveu enviar o seu currículo para outros países. Em uma manhã ele recebeu uma correspondência o chamando para trabalhar em uma empresa em Paris, ficou muito feliz e triste por deixar Marlene por um tempo, pois precisava se estabilizar no novo emprego para depois levar Marlene.
Pedro foi se encontrar com Marlene na casa dos tios dela, que era à margem de um rio, local este que eles gostavam muito. Foi ele contar toda a história. Ela se desesperou e começou a chorar quando ouviu tudo. Pedro com seu jeito calmo disse para Marlene que ele tinha recebido a melhor oportunidade do mundo, que era para ela estar muito feliz porque com esse trabalho eles poderiam casar e ter os filhos que tanto planejavam. Ele viajaria e depois que tivesse boas condições financeiras voltaria para buscá-la. Marlene disse para Pedro que o importante para ela era a felicidade dele e que ela estava chorando de emoção.
Os dois enamorados se abraçaram e sorriram sentados na varanda de frente para o rio. As palavras desapareceram e só existia troca de olhares, carinhos, apertos de mão e alguns beijos na testa como se fossem somente amigos. Depois de um longo silêncio, um toque de celular desperta o casal de noivos. Eles se assustam, sorriem e Pedro apressadamente desliga o celular e diz que esse momento é deles e de mais ninguém. Marlene abaixa a cabeça e sussurra dizendo que um celular é nada, perto de uma fronteira que irá separá-los.
Pedro diz para ela que sabe sua dor e que também está sofrendo, mas que as atuais condições financeiras dele não dariam nem para pagar a passagem e muito menos de sustenta-la. Ele se levanta e começa a convencê-la de sua escolha. Pedro diz que Marlene o conhece desde infância, que sempre foram amigos e que ela conhece todos os seus sonhos. Ele aumenta a voz e diz que estar desempregado é como ferir a honra de um homem, e que não tem dinheiro para  oferecer uma boa vida para ela. Marlene interrompe e diz que entende perfeitamente e que vai esperá-lo o tempo necessário. Os dois se beijam apaixonados. Marlene volta para casa com o mesmo barqueiro, porém agora ela paga seu serviço com um pouco de dinheiro que Pedro lhe deu.
Pedro e Marlene continuaram se encontrando até o dia da festa de despedida dele onde estavam presentes, os parentes e amigos, inclusive Pablo. Pedro pediu para Marlene levar todas as roupas e sapatos em uma mala e que ficasse na casa dele para tomar conta, e ela fez o que  foi lhe pedido. Quando chegou à festa, Marlene estranhou tanta formalidade mais pensou que a ocasião pedisse isso. Quando ela entrou começou a tocar a marcha nupcial e Pedro todo bem arrumado esperava Marlene no altar. Ela começou a chorar e correu até Pedro... Depois da cerimônia Pedro falou para Marlene o que tinha acontecido depois que ela foi embora da sua casa naquela manhã que ele recebeu o telegrama. Pedro falou para Marlene que seu telefone tocou de novo e era a empresa que estava entrando em contato para confirmar se ele tinha recebido o telegrama, e passar algumas regras e benefícios importantes da empresa. Dentre as regras estava:

           ·       Todo funcionário que tenha um cargo de superior teria que ser casado.

E dentre os benefícios estavam:

·       Passagem aérea do funcionário e da esposa paga pela empresa;
·       Habitação


Pedro ficou muito feliz e planejou tudo em três meses sem contar para Marlene porque queria fazer uma surpresa. Hoje, estão em Paris há três anos. Pedro e Marlene tem um casal de filhos lindos. Pedro é supervisor e tem 2% das ações da empresa e Marlene além de boa esposa, boa mãe, boa dona de casa, é também professora de português para estrangeiro e assim vivem uma vida de realizações e muito amor.


Este vídeo também fez parte da apresentação


Nenhum comentário:

Postar um comentário