16 setembro 2013

Oração

      "O maior homem, sem Deus, ainda não é grande coisa."L.Ol.
     
Certa vez estava eu numa viagem para outra cidade, cujo destino prefiro não revelar, pois o que dela contarei tem grande necessidade de permitir que quem lê se transporte em sua mente para onde lhe agradar. No caminho ao olhar para a janela do ônibus me ocorreu a complexidade do mundo, os seus detalhes em cores, tamanhos e fundos, horizontes distantes que com passos passam a ser o chão que pisamos, sons distintos, costumes que estranhamos e outros que compartilhamos.


O mundo é enorme, as pessoas quando sós apenas menores que um ponto no mapa, ao passo que juntas um oceano de gente. Como seria então se nos dispuséssemos a conviver em paz, a chorar compartilhando lágrimas, sorrir como o reflexo do nosso semelhante que se alegrou e nem sabemos o porquê.
Reflexões que soavam como o calor que ocasiona a sede. Pensamentos que revelavam a falta. Palavras que modificavam o deslumbre do olhar em constatação, preces. Um mundo onde cada um de nós possa tornar-se dádiva no ato de conviver, contribuindo para amenizar o peso nos ombros alheios. Trazendo palavras de vida em lábios sinceros, vivas o bastante para edificar o espírito de alguém, com o frescor do consolo no momento apropriado, em conselhos que dividem medos, carinhos que ecoam nas lembranças.
Companhias presentes, não apenas pelo ato de estar, mas por significar. Estando ali, junto, mesmo longe, junto. Com ideais contagiantes tornando-os mais um motivo de caminhar lado a lado. Com histórias exemplares, não pela figura perfeita, mas por defeitos superados ou ainda tolerados. E mesmo que tenhamos a noção da existência do mal, inimizades ou contrariedades quaisquer, reservamos pouco tempo a isso, pois passamos a exercitar o nosso olhar, no que realmente pode modificar nosso deslumbre.
Se é uma oração legítima ou não podemos discutir, mas mesmo que Deus não tenha sido citado, creio que Ele estava acompanhando a evolução dos pensamentos que soam como preces, pois é impossível pensar desta maneira sem desejar, recorrendo involuntariamente por quem arquitetou isso no plano original da existência e convivência.
O restante passa a ser ensinamento, já que em toda minha vontade de ver a beleza não poderia enumerar uma paleta de cores que a forma-se em tela, não poderia nem nos meus dias mais inspirados encontrar palavra que alcançasse um coração tentando lhe dizer: estou aqui. Então se posso pedir enquanto penso, refletir ao passo que desejo, sonho ainda com Deus perto de nós, acrescentando sentido as minhas palavras tímidas desconexas, mas esperançosas, para completar o que foi dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário