16 agosto 2013

Janelas Fechadas



"É tudo tão ambíguo, mesmo a morte. Se pensares no passado, como uma dor que lateja, ressignifique os passos em falso." L.Ol.

O poeta e escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe em seu leito de morte disse a seu criado: abra a janela do quarto, para que entre mais luz.

Goethe, poeta e escritor Alemão.

Existem pessoas que se fecham para o meio indiscriminadamente, como aquela anciã que se encerra em casa trancando portas e janelas com medo do frio e acaba por não deixar que o ar puro entre, tornando sua forma de proteção pior do que aquilo que lhe aflige.
As janelas fechadas nos dão a falsa impressão de proteção. Esta é mais uma crença de que se algo é capaz de nos ferir de alguma forma, então deve ser encarado apenas como ameaça. Por vez, entretanto esquecemos que a mesma chuva que inunda uma cidade irriga uma plantação dando-lhe uma sobrevida.


Nenhuma circunstância encerra o mau em si mesmo. O ser humano que vive as consequências de um trauma deve se esforçar para compreender que escolher não sentir nada não é a melhor maneira para evitar a dor. A vida plena e racional implica em ter a consciência de que cada passo nos reserva o inesperado e que embora ao abrir a janela possamos ser arranhados pelo vento também temos a possibilidade de ser aquecidos pelos raios de sol.

'Janelas Fechadas' - Imagem retirada da internet.

Texto já postado antes em minha conta no facebook. Creio que vale registrá-lo aqui.


"O mais tolo de todos os erros ocorre quando jovens inteligentes acreditam perder a originalidade ao reconhecer a verdade já reconhecida por outros." Johann Goethe




10 comentários:

  1. Derrotas, decepções e dores todos nós temos... E não é fechando portas e janelas, se escondendo ou se acovardando perante a vida que vamos aprender. Pelo contrário, são as quedas da vida que aprendemos a levantar mais forte. Então, deixe a janela aberta para entrar o sol e aquecer toda nossa alma...
    Obrigada pelo texto querido Leonard N. Oliveira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço Cristiane Vilarinho, primeiramente sua visita e também seu comentário sempre gentil!

      Vamos deixar as janelas abertas sim, e que o sol entre.

      Beijo querida!

      Excluir
  2. Brilhante! Muitas pessoas por razões diversas se esquivam tanto do mundo que acabam se fechando para a vida...Ai a depressão se instala ou a indiferença entra minando os sentimentos tão preciosos a alma.
    Obrigada Leonardo!
    Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Suely, sua presença sempre me alegra, talentosa poetisa.

      Vamos nos abrir para a vida!

      Grande abraço!

      Excluir
  3. Tenho um poema em que digo ..." De tudo fica um pouco, ou muito, conforme abrirmos cortinas e janelas, permitindo entrar as frestas de luz do sol ...". Sim...E muitas vezes preferimos fechar as janelas por medo, ou covardia...Medo de não sermos capazes de enfrentar os desafios...Vencer...Superar...Covardia, preferindo deixar que outros enfrentem as batalhas por nós. No entanto, nem medo nem covardia, nos libertam do desassossego de vivermos aprisionados em nós mesmos! Linda crônica, Leo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Maria Luiza, obrigado mais uma vez por sua visita!

      Que prazer você compartilhar conosco um pedacinho de um de seus belos poemas, que tanto gosto!

      Vamos nos libertar do desassossego de vivermos em nós mesmos!

      Bjos!

      Excluir
  4. Lendo suas "Janelas Fechadas", elas abriram as minhas janelas fechadas de algum tempo em meus sonhos. O seu lindo texto me lembrou de que há algum tempo que eu sonhava abrindo janelas para fugir, e era uma dentro da outra, por fim, a última dava em uma parede, e eu acordava. Obrigada por escrever e trazer ao nosso paladar literal a essência e o sabor maravilhoso de degustar palavras tão macias, tão apetitosas e nutritivas para nossas almas. Muito lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Luiza. Fico muito satisfeito quando algo que escrevo significa assim para alguém. Toca o imaginário e alimenta a alma, obrigado por compartilhar essa experiência ao lê-lo aqui.

      Seja muito bem vinda. Espero vê-la mais vezes por aqui!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Bom dia Leonard. A satisfação é toda minha por vivenciar essas flores líteras que iluminam, perfumam e adornam os caminhos do tempo em que atravessamos...
    Bom mesmo é mergulhar nesse oceano literário feito de tesouros e esquecer o caminho de volta...
    Muito obrigada eu por cuidar das riquezas de Deus que há em você, compartilhando conosco tão belos que nos coloca a repensar... Maravilhas que nos abrem portas para apreciarmos joias incomparáveis...
    Outro abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez reforço que sua presença aqui é um prazer, ainda mais quando você nos acrescenta com comentários cheios de vivacidade e poesia.

      Seja bem-vinda de volta amiga Maria Luiza Vitorino. Grande abraço e volte sempre!

      Excluir