15 agosto 2013

Auge abstrato


"Como num conto de fadas você tem esperado o final para ser feliz, desejando ainda haver tempo." L.Ol.

Dia após dia, tempo após tempo, experimentamos o sabor da insatisfação, aquilo que uns dizem ser o grande combustível da vida, a saber, o desejo, por vezes nos impede de aproveitar o dia (carpe diem). Esperamos por uma data, por uma viagem, por uma conquista, esquecendo-nos de circular com atenção a data de hoje no calendário, viajar na linha do horizonte que tocamos com os dedos, comemorar a conquista cotidiana de chegar a este exato ponto da vida, afinal nem todos que nos acompanharam por ela puderam dar este último passo, cujo valor ignoramos. (continua após a foto).


       Repetimos o exercício, tempo após tempo, de nos imaginarmos no auge de nos mesmos, aproveitando todo um auge abstrato, há dias que não chegam, amanhãs que desconhecemos, tempos distantes à frente na linha da vida, um futuro que não reconhecemos como presente, tudo porque o dia chamado amanhã ganha outro nome quando chega, é planejado de dia, mas chega à noite, nos cansamos de esperá-lo à noite e quando acordamos já o encontramos amanhecido em curso.


            E como é quando ele se aproxima, como é apreciar uma metáfora ao longe enquanto o que ela representa já é o contorno de um rosto aborrecido, pois já chega sem  paciência de nos deixar notar, o enfurecemos com nossa contemplação, assim ele nos arrasta, circunda nossos olhos, passa debaixo de nossas pernas. Insistimos, portanto numa vida baseada num auge abstrato, promessas. Há um hoje que é apenas um, há uma palavra de sentido ambíguo chamada presente.


Só por um tempo é hoje, nos seus sonhos voe, voe. Só por um tempo é hoje, este dia, torne-o valioso, em breve só o terá nas lembranças.




6 comentários:

  1. Quando li este texto, todo ele, por completo, senti uma vontade de viver, viver cada segundo de vida, aproveitar a rotina e desvendar a novidade. Além do mais de viver é o dar valor a vida e é isso que senti vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você conseguiu captar essa mensagem através deste post. Fico muito feliz!

      Excluir
  2. Boa tarde, Leonardo!

    Sim, hoje você escreveu o que eu precisava ler! Obrigada pela inspiração, pelo texto e por seus escritos.

    Abraços.

    Alexandra Collazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por suas palavras Alexandra, elas muito me motivaram e alegraram. É bom saber que esse texto pelo qual tenho tanto carinho chegou a uma pessoa sensível e talentosa como você!

      Grande abraço e volte sempre!

      Excluir
  3. Carpe Diem...Amo isto! Aproveitar o dia...Mas por que não o aproveitamos com sua simplicidade? Por que buscamos sempre o que está mais longe? Deixamos de viver o dia em sua verdadeira essência simplesmente por ansiarmos por mais e mais. Quanta coisa bonita e gratificante perdemos! E quanto nos decepcionamos também, por não encontrarmos o que idealizamos...Parabéns, Leo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha querida Maria Luiza. Obrigado mais uma vez por seu belo comentário. Vamos viver com sinceridade, paixão e tudo de bom que levamos. Um grande beijo querida!

      Excluir