15 outubro 2013

Homenagem aos Professores

O Grande dia

Primeiro dia de aula de um professor que acabou de se formar. É desesperador. O que vou falar? Será que eles vão me entender? Será que vou conseguir dar toda matéria em 1h e 40min? Como resolver esses questionamentos?
O primeiro dia é um frio na barriga, pois a maior intenção é dar o melhor de tudo que aprendeu nos oitos períodos que passou na faculdade. Valeu a pena? E se eles não gostarem de mim e da minha aula? Vão infernizar a minha vida, eu já fui aluno e sei bem disto. Vale a pena?
Chega a tão esperada hora e o professor entra em sala e com um sorriso diz: “Olá alunos, sou o professor de vocês!” Ao olhar aqueles olhos, olhando atenciosamente para ele, viu que estão tão esperançosos em aprender quanto a ele em ensinar. Por fim disse: Valeu a pena!

Relato de uma professora.
Aos mestres

A arte do ensino é acompanhada de paciência, amor, dedicação, atenção, empatia, conteúdo e uma fé inabalável na capacidade de cada aluno. E este artista chamado Professor se dedica de tal forma a ponto de superar péssimas condições de trabalho, alunos desinteressados e a falta de valor de um País ingrato como o nosso que a eles deve tudo.
                Um dos quesitos listados por Bertrand Brecht no poema Prazeres foi o de ‘compreender’ e esta é uma satisfação que cada mestre tem quando ensina, se doando em palavras, métodos e tempo. A compreensão. Não apenas quando o aluno responde corretamente, porém ainda quando amplia sua resposta para além de compêndios, formando assim algo novo, deduzindo novos passos e criando conhecimento. Fazendo o maior elo entre mestre e discípulo.
Aos mestres que entendem a si mesmos como um canal de conhecimento, vendo em seus alunos o mesmo, conduzindo a sabedoria para fora da sala de aula, para toda a sociedade.
Um brinde aos mestres, aqueles que têm noção ou não do alcance de seu ofício. Como certa vez quando uma menina identificou no mar o surgimento de um Tsunami, e avisando aos seus pais foi capaz de salvar dezenas de vidas que se encontravam ali e ao ser questionada como sabia sobre este fenômeno respondeu:
- Aprendi na escola a prevê-lo, com meu professor de geografia.

Relato de um aluno.



Nossa homenagem a todos os Professores neste 15 de outubro. Obrigado por todos os cidadãos que vocês ajudam a formar todos os anos…

Escrito por: aluna e Professora Ediza e aluno e Psicólogo Leo.







2 comentários: