25 outubro 2013

Faixa 22


Era uma daquelas aulas entediantes, principalmente para quem estava num curso apenas para não desagradar ao pai.
Dener não conseguia se fixar na fala do professor, em sua mente buscava distrações secretas, tentando fazê-las imperceptíveis a todos naquela sala. Pensou em músicas para sua banda pop imaginária, já fazia o roteiro para um clipe, cuja banda animava um lugar também sem muitos atrativos.
Submergiu dos devaneios e olhou para janela no outro canto da sala, se via perdido. O sol nascerá para lhe brindar o dia, mas Dener se fechou primeiro em uma sala e depois em seus próprios ensaios.
Mergulhou mais uma vez, não de propósito. Quando percebeu já estava em transe novamente. Encontrava-se com pessoas que ali não estavam, tinha falas heroicas e um silêncio acolhedor.
O colega de trás lhe tocou o ombro para lhe passar a lista de presença, mas que presença? Dener não estava em seus sonhos, mas também não estava naquele lugar. Onde estaria então? Se perguntou, com ‘água’ quase no pescoço... Sonhando a vida, ou vivendo o sonho de outros?
Estava perdido uma vez mais, dizia para si, mas agora não sabia se deveria emergir ou buscar terra firme. Olhou de novo para todos na sala, do professor ao aluno mais dedicado, embora não compreendesse nada daquela aula aborrecida, sabia que seu tédio era culpa de sua escolha e não daqueles ali. Entusiasmou-se quando um comentário surgiu sobre a aula, viu alunos e professor falando animadamente sobre o que ele pouco entendia ou se importava, os invejou.
Ao término da aula, tinha finalmente sede de saber algo daquele professor, conversaram por quase duas horas sobre a escolha que este tinha feito para sua carreira e vida. Dener via olhos brilhando e repetidas nos lábios daquele professor as falas heroicas de sua imaginação. Pensou no que aquilo significava. Não teria também aquele homem pressa de ir embora? Não estava cansado? Ele via alguém falando da felicidade nas próprias escolhas, pôde enfim se identificar com ele e o apreciar. Despediram-se, Dener respondia pouco a pouco, graças àquele dia primeiramente tedioso, as dúvidas que o mesmo lhe trouxera, tudo que em sintonia tornara este dia pulsante.
Na rua enquanto saia do curso tudo lhe parecia mais concretos quando completava o que antes era sem sentido ou entediante com as melhores partes de sua imaginação. Dener notou que havia construído uma ponte entre sonho e realidade. Sentia-se inspirado, mais do que isso, se sentia impelido a alguma coisa maior que ele mesmo. Parecia um daqueles dias em que o espírito humano seria capaz de fazer uma curva em todo vento contrário. Dener estava ainda no mar de seus sonhos, mas cada vez mais à beira mar, cada vez mais trazendo algo do fundo.
Viu que precisava viver os próprios sonhos, mesmo que esses continuassem a soar como devaneios aos outros. Conhecia-se o suficiente para saber que não poderia lutar contra o mar de seus ensaios. Tinha vinte e dois anos e por um segundo pensou que já não era nenhum adolescente. Foi quando mais do que nunca acreditou em seu jeito excêntrico e fechou a única janela que lhe incomodava, a do pessimismo, pois decidiu fazer daquela onda pretensamente negativa em seu mar, numa marca para suas convicções. Viveria a partir daquele momento a Faixa vinte e dois. Imaginou uma faixa amarela com o numero vinte e dois em vermelho, isto lhe era emblemático, um símbolo de uma grande novidade.


A Faixa vinte e dois como símbolo reuniu uma perfeita metáfora para Dener, uma passagem, lembraria-se dela pela vida, seria a personificação da mudança necessária que, porém jamais muda o suficiente para negar a essência.
Aquele dia chato e antes inominável se tornou um emblema com cores nome e número. Dener reuniu cada tópico de seus sonhos, definiu prioridades, reforçou a autoestima e enfrentou a falta de crédito alheia com a construção de suas convicções. Sim, fez de seus ensaios a força motriz de seus passos concretos. Tornou seu principal ponto num ponto positivo. Tinha enfim um grande projeto e uma inabalável vontade de estar atento aos sonhos, desta vez sem segredos. Aprendeu a viver assim e a isto deu o nome de Faixa vinte e dois.


4 comentários:

  1. Ótimo texto Leo. Mas me tira só uma duvida, o personagem "Dener" é fictcio ?? rsrsrs Se for real, ele continua atento aos seus sonhos ?

    Grande abraço,

    Wiliam Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado William. Fico sempre muito feliz de vê-lo por aqui. Bem respondendo sua pergunta, Dener é fictício sim, mas inspirado em várias pessoas que conseguiram se encontrar apostando em seus próprios sonhos e aptidões.

      Agora se ele continua atento aos sonhos deixo em aberto, gostaria de saber na verdade o que você acha, lendo o texto rsrsrs de acordo com suas impressões ele está atento ou não aos sonhos?

      Um grande abraço me caro te espero muitas vezes por aqui!

      Leo.

      Excluir
  2. SUPER TEXTO MESMO A PERSONAGEM SENDO FICTÍCIO UM GRANDE INCENTIVO PRA REALIZAR SEUS SONHOS BASTA BUSCAR E REALIZAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e comentário Professora Maria Nery. É verdade ler a história do Dener é muito inspiradora, eu mesmo reli e me senti motivado rsrs. Tudo de bom, grande abraço!

      Excluir