11 janeiro 2014

Os sábios não fingem

"No jardim da vida, o velho e o novo se contrasteiam, como a flor que murcha e a que brota. Uma se abaixa com a certeza dos dias, pois vê sua raiz. A outra com o vigor se sente insegura, pois é grande a imensidão que aprecia. L.Ol."


O avô foi apressadamente em direção ao neto, assim que percebeu que ele tinha caído enquanto brincava, ao chegar até a criança percebeu que ela escondia o rosto. O avô que já havia notado o orgulho do neto, usou de uma voz afetuosa porém firme, afirmando que ele não precisava fazer aquilo, afinal uma lágrima é tão suave que pode ser capaz de escorrer entre os dedos.
O menino era do tipo que enxugava as próprias lágrimas enquanto fingia recolher ciscos dos olhos. Levantou-se ensaiando um sorriso, assegurou que não era nada.
Mas era muito sábio o avô daquela criança, pois sabia que quem esconde uma fraqueza não está muito distante de quem encoberta um erro. O orgulho toma pelas mãos a ambos e os convence de seu tortuoso caminho, usando por vezes de tal persuasão que eles são capazes de ver esta trilha sinuosa de maneira reta.
Por isto, sentou-se com o pequeno e lhe mostrou um espelho que tinham por perto. Tentou lhe fazer ver que a imagem da tristeza pode evaporar rapidamente, mas fingir que uma lágrima não foi provocada por dor, mas por qualquer arranhão que vento possa trazer é em suma fingir. Os que fingem não importando o motivo usam do que é falso. Alegorias, mentiras e máscaras. Uma máscara mesmo que perfeita sempre poderá ser notada. E assim é sentenciada por quem vê: falsa.


O ancião continuou conversando com o neto lhe dizendo que não podemos viver a vida contornando erros ou fraquezas, ao invés de assumi-los, pois eles sempre estarão ao nosso redor, esperando para serem admitidos ou encobertos. Ao serem encobertos, aparecem as mentiras, as alegorias e as máscaras, nunca perfeitas o bastante, remendas e re-remendadas.



(...)

Obrigado por lerem nossa publicação, caros leitores. Estamos muito satisfeitos de tê-los conosco.
Não deixem de comentar e curtir nossa página no facebook 'um lugar para estar'. É muito importante para nós sabermos o que vocês pensam de nosso conteúdo.



6 comentários:

  1. O texto é verdadeiro e oportuno, pois, nós mesmo já "grandes", as vezes tentamos esconder nossas fraquezas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e palavras Líbero. Seja bem vindo. De fato temos que estar sempre atentos a como nosso orgulho nos engana.

      Excluir
  2. Simplesmente amei e mto!
    Sucesso e parabéns, amigo!
    Bjins literários,
    Simone Guerra - http://paracruzaroatlantico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Simone, é bom ter você conosco. Estarei visitando seu blog. Beijo carinhoso e sucesso!

      Excluir