15 abril 2014

O Guardião - Olhar para o lado



(...)
- Foi um bom passeio Guardião.
- Sim Senhorita Nina, estamos nos tornando esportista de primeira. Disse Xavier entre risos.
- Ah, veja a hora. É tão cedo ainda, vamos andar devagar até a praça e tomar um sorvete.
- Sim.
Pouco tempo depois já estavam na praça.
- Veja Xavier, aquela Senhora. Está aqui todos os dias a pedir donativos. Diz que trabalha em uma instituição que cuida de jovens em risco social.
- O que acha você disso? – Perguntou ele.
- A princípio nada, por isso um dia lhe perguntei o seu nome, enquanto lhe dava alguma pequena contribuição.
- Ah, com sei que você não dá um ponto sem nó, posso apostar que empreendeu alguma investigação a respeito da tal moça.
- Na mosca, seu bobo, sim claro. Lançamos pequenas iscas caso não saibamos se no mar tem peixe. Ao passo que arriscamos mais se sabemos que o resultado vale a pena.
- Lembro-me desta frase.
- Sim, foi você que citou certa vez. A questão que pede resposta é: de fato não faço ideia se você sabe pescar, mas de qualquer maneira descobri que a moça falava a verdade. Encontrei a tal instituição e seu nome estava entre os fundadores.
- A instituição por sua vez deve fazer um trabalho sério, imagino.
- Sim, para meu alívio ao pensar em minhas moedinhas doadas, sim.
- Infelizmente vim sem minha carteira, fiquei entusiasmado com a possibilidade. E...
- Shi... shi... olha lá Xavier, a pobrezinha sendo tratada com grosseria por mais um transeunte, vida dura... não?
- Se tivéssemos algo para dar a ela, talvez a consolasse, além de dar alguma motivação para fazê-la voltar amanha.
- Acho que no caso, o fato de não podermos ajudá-la é uma incapacidade nossa. Mas e quem pode e não ajuda, o que é?
- A mesma coisa.
- Como é?
- Sim, também uma incapacidade. A incapacidade de olhar para o lado.
- Venha, você me deu uma ideia...
- O quê?
- Vamos lhe doar as moedinhas do sorvete, e um pouco da nossa atenção, saber de sua história.
- Mais uma vez você ocupando um capítulo inteiro de um livro, senhorita Nina. Sim vamos, estou logo atrás de você.

- Bobo como sempre Xavier. Vamos logo, quero tentar pegar o semblante dela ainda não tão caído...

Leia também mais sobre Nina e Xavier em O Guardião, a primeira história deles em 'Um lugar para estar'. Obrigado, caro leitor!



Nenhum comentário:

Postar um comentário