21 novembro 2013

O Confronto



"Até a glória e a virtude têm inimigos, pois parecem condenar procedimentos contrários postos em confronto com elas."  Tácito

...dirigiu-se à arena sabendo que enfrentaria Golias...


Não existia realmente preparação que o deixaria calmo para aquele embate; sem uma noção do quanto isto poderia se tornar sem sentido, enfrentando um adversário que não defende o que lhe parece certo, mas apenas o osso que roe.


Um gigante que se faz grande por inferiorizar os que estão a volta; que faz gigante o espaço entre ele e o outro. Provocando medo, para que os demais o vejam maior ainda, distorcendo a realidade. Ignora talvez, que ao invés de parecer grande, apenas apresenta uma imagem aumentada e desfoque. Passa a encenar com pouca humanidade, oferecendo a ofensa em vez da outra face, professando a fé naquele que ensinou o inverso.
Essa é a figura deste adversário, dito isto podemos entender em que pé se dará o confronto. Para se combater alguém que não tem base em si mesmo,do tipo que facilmente aponta ciscos em olhos alheios enquanto carrega uma trave no seu; insiste com propósitos baixos quando corrige uma vírgula, ao passo que erra uma sentença teórica e prática. O confronto apresentava questões éticas defendidas por um, que apenas um ‘cão esfomeado’ entenderia como uma ameaça a seu osso.
Podemos perceber então que quando se há um confronto, é possível que os envolvidos não estejam lutando pela mesma coisa. Quando buscam os seus objetivos acabam se engalfinhando, portanto caso não saibamos exatamente o que o outro valoriza, poderemos estar não apenas respingados de lama cujo adversário fuça em rigor de seu osso, mas mergulhados na sujeira, afinal se há atrito entre dois corpos, na queda eles podem pender para o mesmo lado.
 Vemos agora a missão de lutar por nossas crenças, ela nos dará uma oportunidade peculiar por isso devemos antes de tudo identificar o inimigo e suas armas, assim como disse Sun Tzu.


Espero que esse texto embora duro seja um convite à reflexão. Boa noite a todos.




2 comentários:

  1. Belíssima reflexão Leonard N.Oliveira!
    Gigantes ou não que saibamos ver com humildade , nossa condição.Aprender com os erros e acertos,é o que realmente pode fazer a diferença aqui.
    Que a grandeza resida na alma e coração ,não na ignorância do TER...
    Abraços.
    Suely Sette

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Suely Sette, essa humildade realmente se apresenta como um desafio a cada um de nós, vivemos dias arrogantes demais não é?

      Grande abraço!

      Excluir